O Nosso ADN
Conheço o Nuno Costa desde que me lembro de “correr” de automóveis.
Talvez por isso tenha sido fácil aceitar o seu desafio/convite para deixar aqui, e de vez em quando, umas linhas “opinativas”.
Aqui estou e estarei com muito gosto.

Ao longo dos últimos 30 anos, sensivelmente desde o inicio da minha aventura a nível internacional, tenho sido abordado para dar a minha opinião sobre as mais variadas matérias.
E se no principio me abordavam ou entrevistavam para falar sobre as minhas corridas… rapidamente passei a ser questionado sobre outras corridas… outros campeonatos… outros pilotos.
O mediatismo que entretanto a minha carreira alcançou acabou por fazer com que a abordagem tenha começado para falar também de outros temas… os quais fui, quase sempre, rejeitando.
É que se, em alguns, poderia estar mais ou menos por dentro da matéria, outros houve que tudo me “passava” literalmente ao lado.
Tentei perceber, no entanto, porque era eu confrontado com temas tão dispares como, a “Escolha da equipa do Selecionador Nacional de Futebol”, ou a “Estratégia politica do ensino em Portugal”.
E… sinceramente… ainda hoje continuo a pensar que é um problema de ADN!
Nós, em Portugal, gostamos de falar sobre tudo, com acentuado tom critico e, sobretudo, com o tom coloquial da sabedoria “impar” sobre as questões.



Gostava de vos deixar uma curta passagem de um texto que escrevi há já uns anos …. Ironicamente era já este tema.

“…
Depois, ao invés de fazermos essa tal auto-análise, deliciamos-nos a analisar os outros… a opinar sobre os outros… a criticar os outros.
Existe um “veiculo” que, aos dias de hoje, demonstra exemplarmente esta nossa cultura quase ‘milenar’!...
Os “Media”…
Muitos OCS (Órgãos de Comunicação Social) são na actualidade autênticos propagadores desta nossa forma de estar, potenciando-a até à exaustão e levando a que a nossa sociedade, na minha opinião!!!, se degrade cada vez mais.
Fico perplexo quando vejo estes mesmos OCS promoverem a continuidade deste nosso “ADN”, sem bases e muitas vezes até sem um mínimo de ética, dando ‘voz’ a quem nada deveria ter para dizer!
Chegámos ao ridículo ponto de ter ‘opinadores’ sobre tudo… mas quase não termos ‘fazedores’ de coisa alguma.
São ‘Advogados’ a falar sobre inflação e economia
‘Economistas’ a falar de saúde pública.
São ‘Médicos’ a opinar sobre a privatização da TAP
e ‘Engenheiros’ a explicar qual a melhor contratação desportiva….
Enfim…
Paro… tento contrariar esta linha “des-evolutiva”!

…“

Serve tudo isto para vos deixar aqui o meu sincero manifesto de felicidade em poder “vir” com as minhas palavras e opiniões até vós….
Gostaria de poder ciclicamente interagir com todos… e também com todos poder trocar ideias sobre o desporto que nos une.
E gostaria também que fossem todos vocês os primeiros a criticar-me quando, porventura, possam achar que estou a entrar em “terrenos” desconhecidos.

Sempre gostei do confronto… seja ele em pista ou nas palavras.
Deixo-vos um abraço sincero.
Até breve.
Pedro

Crónica 1 - WebSite quintaafundo.com
Quarta-Feira, 09 de Setembro de 2020