Está a Cultura nas mãos erradas?
Quando fui abordado pelo NCultura questionando o meu interesse e disponibilidade para estar aqui, como agora estou, fiquei dividido se deveria avançar e entrar nesse “Mundo” tão abstrato.
O termo “Cultura” sempre me deixou relativamente intrigado.
Aliás, não só “Cultura”… essencialmente o termo “Arte”!
Se quisermos fazer uma pequena análise do comportamento social-nacional aos dias de hoje, rapidamente chegamos à conclusão que se instaurou uma vaga, pseudo-elitista, que elege somente alguns a “Seres da Cultura”… muitas vezes sem olhar às qualidades profissionais ou intelectuais… mas tão somente porque sim!
Quando estamos cada vez mais a caminho de uma “Cultura Google”… fui procurar o que entende precisamente o “Google” sobre CULTURA. Fiquei surpreso ao ver que é precisamente aquilo que sempre achei que era e que.
…“todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”…
Ou seja… todos nós, os tais membros da sociedade, somos portadores de uma “Cultura”!

E foi por isso mesmo que aceitei… pois acredito que cada um de nós tem sempre algo especial para contar, histórias ou estórias que poderão interessar a muitos ou somente a “um”…. Mas que ao passarem de “mão em mão” perpetuarão feitos ou simples visões de alguém!
Há uns anos tive uma discussão (leia-se conversa animada) com um amigo que me fez ver algumas coisas de forma muito diferente…
Uma em especial… A Arte! Desde esse dia… este termo completamente se desmistificou para mim.

Muitas vezes somos levados a pensar que alguém que esteja ligado ao mundo das artes, automaticamente entra para o restrito mundo dos “Homens da Cultura”.
Para mim não…. Arte é essencialmente fazer Bem Feito!

E é por isso que muitas vezes digo:
“Arte…. Arte não é só pegar num pincel ou tocar uns acordes ao piano… Arte é também uma volta de qualificação do Ayrton Senna no circuito do Mónaco ou um daqueles passes mágicos do Maradona”!
Por tudo isto, e mais algumas coisas!, vou estar aqui!
Tentarei estar convosco mensalmente para deixar umas “Linhas” e, principalmente, contribuir para a divulgação de histórias…ou de opiniões.

Acredito que, isso sim, deverá ser a nossa Cultura…
Passarmos “em frente” o que nos vai na alma, sempre com respeito por quem está ao nosso lado mas essencialmente sem medo de confrontar a mudança.
Um abraço.
Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2016